Plano de trabalho 2º ano - Ensino Médio

Blog de vidaarteeprofissao :Vidaarteeprofissao, Plano de trabalho 2º ano - Ensino Médio
  1. PLANO DE TRABALHO DOCENTE

2013

 

JUSTIFICATIVA

 

A disciplina de Língua Portuguesa terá como mola propulsora, durante o ano de 2013, no segundo ano, do ensino médio, um maior contato com a organização estrutural da língua materna como também com vários gêneros do discurso e o patrimônio cultural literário do país, afim de possibilitar ao alunado uma aproximação com a língua e assim percebe-lá como um instrumento de comunicação. Sendo assim, a fonte do saber será tentar formar usuários competentes e capazes de interagir com o mundo .

 

EMENTA

 

Estudo das práticas discursivas inseridas nas no uso da linguagem em diferentes contextos e situações. Outro foco dos nossos estudos será a Literatura, periodização contextualizada e intertextual, de modo que contraporemos obras do século XIX com obras contemporâneas. Sendo que durante todo o semestre a oralidade, a leitura e a escrita estará permeando nossos estudos através de textos verbais e não verbais elegendo como prioridade o multiletramento.

 

OBJETIVO GERAL

 

Propiciar ao aluno a ampliação do conhecimento sobre a língua, e o reconhecimento da importância da Literatura como espelho do momento histórico em que se vive. Para assim poder interagir com o mundo e poder através do uso competente da língua ser um cidadão: ativo e participativo do meio em que vive.

 

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

  • Usar a língua padrão na produção de textos escritos;

  • Ler, compreender e interpretar vários tipos de textos;

  • Utilizar a linguagem oral para a produção de textos claros e objetivos que atinjam a total compreensão do seu interlocutor;

  • Conhecer os mecanismos da língua para uma ortografia correta;

  • Perceber a possibilidade de uso prático da gramática da língua;

  • Conhecer a literatura brasileira do século XIX e percebe-la como patrimônio cultural brasileiro;

  • Estudar textos literários de autores brasileiros do século XIX e contextualizá-los com textos contemporâneos.

CONTEÚDOS ESTRUTURANTE: DISCURSO COMO PRATICA SOCIAL

CONTEÚDO BÁSICO: ESCRITA, LEITURA, ORALIDADE

 

Análise lingüística

Verbos

 

 

Atividade

Noções gerais, conjugações, desinências, tempos verbais, modos

O verbo na construção do texto

 

Lista de exercícios

Conjugação oral

Análise de textos com vistas a compreensão da utilização dos verbos.

 

Advérbio

 

 

Atividade

Definição e classificação; locução adverbial

O advérbio na construção do texto

 

Lista de exercícios

Análise de textos com vistas
à compreensão da utilização dos advérbios

Discutir a característica subjetiva da classe nos textos

Preposição e

Conjunção

 

 

 

Atividade

Definição e classificação; locução prepositiva;contração e significação; locução conjuntiva.

Coesão textual -

A preposição e a conjunção na construção do texto

 

Lista de exercícios

 

Pronome

 

 

Atividade

Definição e classificação;

O pronome na construção do texto

 

Lista de exercícios

Análise de textos com vistas a compreensão da utilização da classe

Substantivo

 

 

Atividade

 

Definição, classificação, flexão e grau

O substantivo na construção do texto

 

O substantivo na construção do texto, lista de exercícios

Adjetivo

 

 

Definição, classificação, flexão e grau

O adjetivo na construção do texto, a subjetividade presente nessa classe de palavras, lista de exercícios

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LITERATURA

Romantismo

 

Atividade

 

 

 

 

 

 

Atividade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividade

 

 

 

 

 

Atividade

 

 

 

 

 

Atividade

 

 

A linguagem do Romantismo

Leitura Canção do exílio – Gonçalves Dias

Leitura de fragmento de Os Sofrimento de Werther – Goethe

 

 

Primeira Geração romântica

As gerações do Romantismo

Gonçalves Dias: a poesia nacional transformada

Leitura e análise do fragmento de “I-Juca Pirama”

Leitura e análise do poema Olhos verdes

 

Ultrarromantismo

 

Álvares de Azevedo: Medalha de duas faces

Leitura “Idéias íntimas”

Leitura e análise Soneto

 

Casimiro de Abreu: ingenuidade e memória

Leitura e análise “Segredos”

Leitura e análise no Lar

 

Fagundes Varela: poeta maldito

Leitura e análise do poema Noturno

 

A poesia condoreira

Castro Alves: o poeta engajado

Discussão sobre o preconceito racial Confecção de cartazes com o tema;

Leitura de fragmentos do Navio negreiro e discussão de temáticas relacionadas aos desafios contemporâneos ( preconceito racial)

 

Prosa romântica

Romance indianista

José de Alencar e o romance indianista

Leitura, discussão e comparação entre O Guarani – J. de Alencar,

Filme O Guaraní – Norma Benguel

 

Romance Regional

Os espaços nacionais

Leitura Inocência – Visconde de Taunay

Filme: Inocência

Leitura: Escrava Isaura – fragmento

 

Romance urbano

A moreninha: peripécia sentimental – leitura de fragmento

Lucíola – fragemento - em sala

Leitura obrigatória: Lucíola – J. Alencar

 

A prosa gótica

Álvares de Azevedo: Noite na taverna – byronismo brasileiro

Leitura : fragmento de Noite na taverna - Álvares de Azevedo

 

Realismo

 

Atividades

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Realismo: retrato da sociedade

Leitura e estudo: Madame Bovary – G. Flaubert (fragmento)

Contexto de produção

Leitura e estudo Esaú e Jacó – M. de Assis (fragmento)

Contexto de produção do Realismo no Brasil

Leitura e estudodo conto: Missa do Galo e Noite de Almirante – M. de Assis, para discutir a linguagem realista

Leitura de fragmento de Memórias Póstumas de Brás Cubas – M. de Assis

Leitura e estudo: Capítulo CXXXV – Otelo (frag. D. Casmurro)

Vídeo: Mestres da literatura – O bruxo do Cosme Velho

M. Assis: um mestre na periferia do capitalismo

Raul Pompéia: “uma crônica de saudades”

Leitura e estudo de O Ateneu (fragmento)

 

Leitura obrigatória: Dom Casmurro (para debate)

Relação com outras obras contemporâneas: O amor de Capitu, Dom Casmurra e seu Tigrão - Ivan Jaf

Juri simulado

Avaliação de leitura

Filme: Fragmentos da minissérie Capitu e

Memórias Póstumas

Naturalismo

 

 

 

 

 

Atividades

Naturalismo: retrato em branco e preto

Leitura e estudo Germinal – E. Zolá (fragmento)

Contexto de produção

Leitura e estudo de Teresa Raquin E. Zolá (fragmento)

Naturalismo no Brasil: Contexto de produção

 

Aluísio Azevedo – O cortiço; biografia; leitura de capítulos em grupos para exposição. Discussão sobre a paisagem coletiva representada pelo autor.

Filme: O Cortiço

 

 

Parnasianismo

 

 

 

Atividade

 

 

 

 

 

 

Atividade

O Parnasianismo: a arte pela arte

Leitura da escultura Proserpina (Hiram Powers) e do poema A arte (Theóphile Gautier)

Contexto de produção

Leitura e discussão do poema Vaso Grego – Alberto de Oliveira

 

Olavo Bilac – Profissão de Fé, Via Láctea, A um poeta

Análise dirigida

Parnasianismo no Brasil: contexto de produção

Raimundo Correia – As pombas

 

Alberto de Oliveira – Vaso chinês

Vicente de Carvalho: sensibilidade e forma

 

Simbolismo

 

 

 

 

Atividades

A arte fin-de-siècle

Leitura e estudo da tela A aparição – Gustave Moreau e do poema Obsessão Baudelaire

 

Contexto de produção

Leitura do poema Ao longo os barcos de flores – Camilo Pessanha

Leitura e análise do poema Siderações – Cruz e Sousa

Simbolismo no Brasil: contexto de produção

Cruz e Souza – Violões que choram... Antífona, O assinalado

 

Alphonsus de Guimaraens: memória e melancolia

Leitura e análise do poema Hirta e branca; Ismália;

 

 

Gêneros do discurso (conhecimento do mesmo e produção oral/escrita

Leitura, análise e produção dos gêneros em questão abordando :

ESTILO

ESTRUTURA

CONTEÚDO:

 

Artigo de opinião

Reportagem

Editorial

Editorial

Resumo

Resenha crítica

Relato

 

TEMÁTICAS: Envolvendo assuntos regionais, como também os Desafios Educacionais Contemporâneos.

 

SUGESTÕES DE LEITURAS

 

Romances: Senhora – J. de Alencar, Dom Casmurro – M. de Assis

 

Antologia poética de Castro Alves, Raimundo Correia, Alberto de Oliveira

 

Prosa gótica: Noite na Taverna - Álvares de Azevedo

 

Jornal O Diário (leitura em sala)

 

Madame Bovary – G. Flaubert

 

 

METODOLOGIA

 

Aulas interativas e expositivas com participação ativa dos alunos em dúvidas, questionamentos. Ressalta-se que discutiremos a teoria e depois faremos momentos de tira-dúvidas, com também atividades ligadas ao conteúdo exposto. No que se refere a Literatura faremos leitura de texto dos momentos literários e comparação com textos contemporâneos.

 

PROPOSTA DE TRABALHO PARA O ALUNO

 

  • Análise de textos;

  • Leitura, pesquisa para apresentação de seminário;

  • Produção de textos orais e escritos;

  • Debates sobre textos lidos;

  • Pesquisas de temas propostos e outros.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

 

Ressalta-se que a avaliação será contínua e progressiva (com valor de 0 a 10,0 ) através de :

  • Prova trimestral (valor de zero a dez);

  • Trabalhos de pesquisa (valor de zero a dez);

  • Seminário (valor de zero a dez);

  • Produção de textos (valor de zero a dez);

  • Elaboração de cartazes;

  • Declamações de poemas.

 

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

  • Provas, trabalhos orais e escritos, exercícios de reescrita.

 

RECURSOS DIDÁTICOS

 

  • Quadro de giz;

  • Material bibliográfico;

  • Dvds, vhs; cds;

  • Tv/vídeo/dvd;

  • Radio;

  • Pen-drive;

  • Jornais;

  • Revistas;

  • retro-projetor;

  • letras de músicas.

 

REFERÊNCIAS:

 

BARRETO, Ricardo G., Ser Protagonista, 1ª Ed, São Paulo, Ed. SM, vl 2, 2010

 

CEREJA, Willian Roberto, MAGALHÂES, Thereza Cochar. Gramática: texto, reflexão e uso. São Paulo: Atual, 1998.

 

CEREJA, Willian Roberto, MAGALHÂES, Thereza Cochar. Português:Linguagens. São Paulo: Atual, 2005.

 

DELMANTO, Dileta; CASTRO, Maria da Conceição. Português: Idéias e Linguagens. São Paulo: Saraiva, 2006.

 

FARACO, Carlos Alberto . Português: língua e cultura, ensino médio, 1º, 2º, 3º. Curitiba: Base editora, 2005.

 

Língua portuguesa e literatura/ vários autores. Curitba: SEED-PR, 2006

 

MARIANO, Elizabeth Griff. Gramática 1º grau. São Paulo: Moderna, 1996.

 

MAIA, João Domingues. Gramática: teoria e exercícios. São Paulo: Ed. Ática, 2000.

 

NICOLA, José de. Literatura Brasileira: das origens aos nossos dias. São Paulo: Scipione, 1998.

 

SARGENTIM, Hermínio. Redação: no ensino médio. Coleção Horizontes, IBEP.

 

SILVA, Antonio de Siqueira e, BERTOLIN, Rafael. Curso Completo de Português. São Paulo: ABDR, S/D.

 

Material apostilado curso Objetivo.

 

2º ano - Ensino Médio - Romantismo

segunda 15 abril 2013 12:39



Nenhum comentário Plano de trabalho 2º ano - Ensino Médio



Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.227.26.170) para se identificar     



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para vidaarteeprofissao

Precisa estar conectado para adicionar vidaarteeprofissao para os seus amigos

 
Criar um blog